No dia 30 de julho de 2023, manhã de um domingo, a direção do Lar dos Velhinhos foi surpreendida com a presença da Polícia Militar desta cidade para averiguar uma denúncia anônima de maus-tratos contra os idosos que vivem asilados na instituição. Todos os cômodos, incluindo quartos, salas de uso coletivo, refeitórios, estoques de alimentos e cozinha, foram inspecionados pelos militares que atenderam à ocorrência. A presidente do Lar dos Velhinhos, Sheila Luzia Balbino, a enfermeira e responsável técnica da instituição, Keilihane Saraiva Torres, e o Analista Administrativo, Gustavo Sobrinho, acompanharam a inspeção.

Após as averiguações, a Polícia Militar de Minas Gerais não encontrou qualquer evidência que configurasse maus-tratos às pessoas idosas presentes e residentes na instituição. Pelo contrário, o histórico de ocorrência (B.O.), registrado pelos militares, atestou que todas as pessoas idosas estavam recebendo cuidados adequados, com acompanhamento de nutricionista, profissionais da enfermagem e cuidadores de idosos. Os militares registraram ainda que a casa se encontrava bem cuidada, limpa e organizada, incluindo a despensa, refeitório e cozinha.

Após a ação policial, vários moradores da instituição demonstraram agitação, crises de choro e medo. A presença policial na casa levou-os a pensar e interpretar que o Lar dos Velhinhos poderia ser fechado, deixando-os sem ter para onde ir ou morar.

A denúncia teve repercussão na mídia local, em programas de rádio e sites de notícias, além das redes sociais e grupos de trocas de mensagens. Isso abalou, difamou, denegriu e manchou a imagem do Lar dos Velhinhos, instituição com mais de 56 anos de história, lutas e sobrevivência na cidade de Viçosa/MG e região.

O Lar dos Velhinhos é uma instituição de longa permanência para pessoas idosas, dedicada a acolher, amparar, cuidar e proporcionar dignidade e afeto a pessoas idosas que foram vítimas de abandono e/ou violências. A denúncia colocou o Lar dos Velhinhos na posição de vítima de uma ação caluniosa por parte de alguém que não conhece a rotina de trabalho da instituição e a peculiaridade de cada idoso, para quem o Lar representa a última referência de casa e amor.

Essa denúncia irresponsável manchou a seriedade e a respeitabilidade que o Lar dos Velhinhos tanto se esforça para manter perante a sociedade viçosense e regional. A população tem sido extremamente generosa ao longo dos 56 anos de história desta instituição, contribuindo voluntariamente com doações que ajudam a sustentar os custos mensais necessários para a manutenção dos serviços e ações que garantem o bem-estar e a segurança das pessoas idosas assistidas.

Dessa forma, o Lar dos Velhinhos informa que, representado pelos advogados Krisley Ferreira da Silva (OAB/MG 113.612) e Taciana Machado Aquino Ferreira (OAB/RJ 189.536), protocolaram pedido junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na Promotoria de Justiça da Comarca Viçosa/MG, solicitando:

  • Instauração de inquérito policial para investigar possíveis crimes de denunciação caluniosa, solicitando a identificação da origem da denúncia anônima e detalhando o processo pelo qual ela foi efetuada, bem como os meios utilizados.
  • Instauração de inquérito policial com o objetivo de realizar o levantamento do sigilo e da anonimidade relacionados à denúncia acima citada, a qual abalou a reputação do Lar dos Velhinhos.

Tal medida visa a investigação de possíveis crimes relacionados à DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA, conforme estabelecido no artigo 339 do Código Penal Brasileiro. É imperativo que a verdade seja esclarecida e que a reputação do Lar dos Velhinhos seja restaurada, a fim de que a dedicação contínua em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor aos idosos possa ser mantida sem preconceitos infundados.            O caso está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil de Viçosa/MG, sem data para ser finalizado.

O Lar dos Velhinhos, por meio de sua diretoria, reafirma a sua responsabilidade e dedicação em oferecer, a cada dia, o ambiente mais acolhedor possível para as pessoas idosas, que residem na instituição. Todos são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da enfermagem, médicos, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais, cuja missão é cuidar e zelar pela saúde, bem-estar físico, social, psicológico e emocional dos assistidos.

A instituição é rotineiramente acompanhada, monitorada e fiscalizada por entes públicos, como o Ministério Público, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros. Ao longo dos anos, nenhum desses órgãos citados encontrou nenhum tipo de ação ou omissão que pudesse configurar maus-tratos ou qualquer tipo de violência na instituição.

O Lar dos Velhinhos é considerado uma das instituições mais respeitadas na cidade de Viçosa e região, sendo referência no acolhimento de pessoas idosas, no cuidado e na promoção da dignidade humana. Esse crédito não é apenas da instituição, mas sim de uma enorme rede de apoio composta por voluntários, doadores, amigos, outras instituições e apoiadores desta nobre causa.

Continuaremos firmes em nossa missão, voltada para o acolhimento de longa permanência para idosos em vulnerabilidade social e econômica, sem a possibilidade de alto custeio, proporcionando aos mesmos acolhimento, saúde, bem-estar social e segurança.

O Lar dos Velhinhos jamais se omitirá diante de denúncias infundadas e caluniosas.  A instituição não deixará de oferecer aos idosos a defesa intransigente do local que os acolhe.