O Lar dos Velhinhos, através de sua Diretoria e dos serviços médico e de enfermaria, vem por meio desta, informar que devido à alta no registro de casos positivos de Covid-19 na cidade de Viçosa e com o surgimento das duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB e em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, decide por:

Suspender, por tempo indeterminado, as visitas presenciais de familiares e amigos. Cancelar a realização de serviços voluntários e de convivência. Restringir a entrada de estagiários da área de saúde, mantendo apenas o serviço de fisioterapia em parceria com o Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa, pois o serviço se mostra indispensável, por ser crucial na recuperação e manutenção da melhora de vida dos idosos assistidos.

Outra atividade cancelada são os passeios externos e visitas dos idosos a casa de seus familiares e responsáveis. Devido ao alto risco de possíveis exposições ao vírus da Covid-19.

Na instituição, serão redobradas as medidas de prevenção à Covid-19. Os funcionários fazem uso obrigatório de máscara N-95, triagem diária de sinais e sintomas para a doença, uso de solução alcoólica 70% nas mãos e nos equipamentos de uso comum. Para os idosos é realizada a aferição dos sinais vitais, triagem para sintomas da doença e oferecimento de máscara descartável. Todos os internos são estimulados à prática do distanciamento social e lavagem correta das mãos.

A Secretaria de Saúde de Viçosa estabeleceu fluxo de atendimento e testagem especifico para o Lar dos Velhinhos, direcionado aos profissionais e aos idosos.

Fica determinado que em caso de funcionários com sintomas serão direcionados diretamente para a ESF de referência de sua residência para atendimento e, se necessário, posterior realização de teste.

Em casos de idosos com sintomas foi estabelecido que o caso deve ser comunicado para a Vigilância Epidemiológica. Um profissional de saúde da referida secretaria será enviado ao Lar dos Velhinhos para realização de testagem no paciente. Casos de idosos que necessitarem de internação hospitalar, após alta, deve ser mantido em isolamento na instituição e, após período de janela imunológica, passará por teste, também realizado por uma profissional de saúde da Secretaria de Saúde do município.

Em caso de confirmação de positivo, será realizada testagem em massa em todos os idosos residentes e funcionários, periodicamente, até controle do surto de infecção pelo vírus da Covid – 19.

No setor nutricional, responsável pelo fornecimento de 273 refeições diárias, está sendo redobradas as medidas de higienização dos alimentos e dos utensílios utilizados na produção e para servir as refeições. As doações recebidas estão passando por processo de separação, higienização com álcool a 70% e outros meios de descontaminação.

Roupas, roupas de cama e outros itens de vestimenta passam por processo de lavagem e descontaminação em lavanderia própria e com produtos específicos autorizados pela Vigilância Sanitária. Já o setor de limpeza é responsável pela lavagem e descontaminação de todos os ambientes da instituição com produtos aprovados.

O Lar dos Velhinhos salienta que os idosos não ficarão isolados do mundo exterior ou de seus familiares, responsável ou amigos. Continuarão sendo utilizadas ferramentas digitais para que as visitas possam ocorrer de forma digital e remota. Desde o início da pandemia no ano de 2020, a instituição conta com uma conta no WhatsApp, onde os idosos podem receber ligações de vídeo ou voz. As ligações devem ser previamente agendadas através do telefone/WhatsApp (31) 3891-3245.

A instituição reafirma o seu compromisso no cuidado e acolhimento dos 39 idosos, que hoje residem no Lar dos Velhinhos. Solicita aos familiares e responsáveis, compreensão com as medidas adotadas, que visam unicamente a preservação da vida e bem-estar dos acolhidos.

Aos voluntários, doadores, empresas e instituições parceiras agradece pelo apoio e confiança. Juntos Somos Mais Fortes! Juntos venceremos mais esta batalha.

Viçosa, 17 de novembro de 2022.