A direção da Instituição de Longa Permanência para Idosos – Lar dos Velhinhos vem a público informar, que a instituição passa por um surto de infecção pelo novo Coronavírus (sars-cov-2).

Na terça-feira, 21 de junho, uma funcionária do setor de enfermaria apresentou sintomas gripais (tosse, coriza e dor de garganta). A mesma foi encaminhada para o Posto de Coleta de Exame Covid na Unidade Básica de Saúde no bairro Santo Antônio, onde após realização de teste ficou confirmando que a funcionária estava positiva para Covid-19. A profissional foi afastada de suas funções e segue em isolamento domiciliar.

No mesmo dia as vigilâncias sanitária e epidemiológica do município de Viçosa foram informadas sobre o primeiro caso. Na manhã de ontem, 22 de junho, houve a realização de testagem em massa em todos funcionários, diretoria e nos idosos institucionalizados.

Foram testados 23 funcionários, sendo todos com resultado negativo para Covid-19. Entre os idosos institucionalizados foram realizados 35 testes para detecção do vírus. Tendo como resultado 11 testes positivos e 24 resultados negativos. Dos 11 positivos cinco são mulheres, sendo uma com 64 anos, uma com 78 anos, uma com 84 anos, uma com 89 anos e outra com 91 anos. Nenhuma das idosas apresentou sintomas gripais e/ou com sintomas para Covid-19.

Entre os homens houve a detecção de 06 casos positivos para o vírus. Sendo um com 60 anos, um com 65 anos, um com 73 anos, um com 84 anos, um com 85 anos e outro com 86 anos de idade. Houve o registro de sintomas leves para a doença entre os homens (tosse e coriza).

Até o momento, não houve a necessidade de hospitalização de nenhum dos idosos contaminados. Todos os idosos foram imunizados contra a Covid-19 com ciclo completo de vacinação, 04 doses. Já os funcionários encontram-se imunizados com as três doses da vacina da Covid-19.

O Lar dos Velhinhos reforça que desde o início da pandemia da Covid-19, em março do ano de 2020, a instituição adotou e vem adotando medidas para evitar a disseminação do vírus. Com uso de máscara N95 entre os funcionários, mascara para os idosos, distanciamento social, uso de álcool em gel, higienização de todas as doações recebidas. Todo e qualquer funcionário, que apresentou e apresenta sintomas gripais e para a Covid-19 foram afastados, e com posterior realização de teste para detecção do vírus.

A realização de visitas aos idosos, de estagiários da área da saúde e de voluntários sempre respeitou os protocolos contra a Covid-19. Todos só foram autorizados a adentrar na instituição com comprovação de pelo menos três doses da vacina contra a Covid-19, realização de triagem de sinais e sintomas para Covid-19, uso de máscara descartável, distanciamento de pelo menos 2 metros de cada idoso e apresentação de cartão de vacina comprovando estar imunizado contra doenças infectocontagiosas (dupla adulta, tríplice viral, febre amarela e hepatite B).

Informamos ainda, que o Lar dos Velhinhos está em constante contato com a Secretaria de Saúde do município de Viçosa, através das vigilâncias sanitária e epidemiológicas. Que tem acompanhado de perto a situação da instituição com orientações, apoio técnico e com envio de equipamentos de proteção individual. A Promotoria da Pessoa Idosa através da 01° Promotoria de Justiça de Viçosa foi informada sobre o surto e está acompanhando a situação do Lar dos Velhinhos.

Os responsáveis pelos idosos perante o Lar dos Velhinhos estão sendo informados sobre o surto que aflige a instituição. Ressaltamos que alguns idosos não possuem familiares e outros os familiares não se fazem presentes.

Todas as informações e atualizações sobre o surto serão repassadas pelas redes sociais e site do Lar dos Velhinhos. Outra forma de contato é o telefone (31)3891-3245 das 08h as 12h e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira.