A Direção do Lar dos Velhinhos informa, por meio desta, que a Secretária de Saúde do munícipio de Viçosa, através da Vigilância Epidemiológica, realizou entre os dias 24 e 25 de janeiro, uma testagem em massa para detecção de Covid-19.

Foram realizados 61 testes, entre internos e funcionários. Atualmente o Lar dos Velhinhos abriga 35 idosos, dos quais um idoso (102 anos), testou positivo para Covid-19 (o teste foi realizado pela equipe do HSJB), no dia 22 de janeiro, no Hospital São João Batista, onde estava internado em leito clínico, desde o dia 18 deste mês. 59 pessoas testaram negativo para doença, sendo 34 idosos e 26 funcionários negativados.

A instituição conta com um corpo de funcionários composto por 27 profissionais, dos quais houve a detecção de um caso positivo para Covid-19. Sendo identificado em uma funcionária da cozinha, a mesma testou positivo na manhã desta segunda-feira, 24 de janeiro. A funcionária apresenta sintomas leves para a doença. Estando isolada e afastada de suas funções, pelo período de 10 dias.

Outras duas funcionárias do mesmo setor, que tinham contato direto com o caso positivo, testaram negativo para o vírus e foram afastadas por precaução.

O idoso contaminado pela doença encontra-se internado na Ala F do Hospital São João Batista, em Viçosa, e o seu estado de saúde é considerado estável.

Todos os funcionários e todos os idosos encontram-se imunizados contra a Covid-19, com aplicação das 3 doses da vacina, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

O Lar dos Velhinhos reafirma o seu compromisso na prevenção da Covid-19. Todos os funcionários são orientados sobre as formas de prevenção da doença, são treinados, fazem uso de máscara N95 e de todos os equipamentos de proteção individual necessários para o exercício de suas funções e no cuidado dos idosos institucionalizados.

Os idosos abrigados são orientados sobre as formas de prevenção, fazem uso de máscara de proteção, uso de álcool em gel e lavagem correta das mãos.

O Lar informa ainda, que os idosos são mantidos em distanciamento social dentro da instituição e atividades em grupo estão suspensas desde o início da pandemia em março de 2020.

Na instituição estão suspensas as visitas aos idosos, a realização de trabalhos voluntários e entre outras atividades, que possam propagar a Covid-19.

A direção do Lar dos Velhinhos salienta que todos os funcionários e os idosos estão sendo monitoramentos sobre o aparecimento de sintomas da doença. Caso algum funcionário apresente sintomas, o mesmo será afastado e passará por testagem.

Os idosos são monitorados por uma equipe multidisciplinar composta por médica, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem. Caso algum idoso apresente sintomas, o mesmo será isolado dos demais e, passará por testagem para detecção do vírus.