A Direção da Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar dos Velhinhos atualiza, nesta sexta-feira, 23/07, as informações à cerca do surto de Covid-19, enfrentado pela instituição desde o dia 13, deste mês.

Após realização de nova rodada de testes, na manhã de hoje (23/07), para detecção de contaminação pelo novo Coronavírus, registrou-se um novo caso entre os idosos atendidos. Totalizando 32 idosos contaminados.  A instituição acolhia, antes do surto, 38 idosos, sendo 24 mulheres e 14 homens. No quadro de funcionários houve o registro de 11 casos positivos. A instituição possui 27 funcionários.

O registro dos novos casos, deve-se ao fato de que alguns idosos estavam sob suspeita de infecção. Os casos vem se confirmando, à medida que novas rodadas de testes são realizadas. O protocolo adotado pela Vigilância Epidemiológica do município, preconiza um intervalo de 3 dias, respeitando a janela imunológica do vírus.

ÓBITOS

Foram registradas duas mortes no setor feminino da instituição, sendo a 1º no dia 21, uma idosa de 93 anos, ela residia no Lar desde o ano de 2017 (04 anos), ela possuía diversas doenças associadas. Na quinta-feira, 22, outra idosa veio à óbito, ela tinha 83 anos, residia no Lar dos Velhinhos desde o ano de 2003 (18 anos) e, também possuía diversas doenças associadas. As duas idosas estavam entre os idosos contaminados.

HOSPITALIZAÇÃO

No momento 10 idosos encontram-se em internação hospitalar devido à complicações da Covid-19.

UTI

No Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa, uma idosa, (85 anos), está internada por contaminação pela Covid-19 e glicose descompensada. Outra idosa, (74 anos), está internada devido à saturação descompensada e contaminação pelo vírus.

CTI

Ainda no HSJB, um idoso de 86 anos está internado no CTI por dificuldade respiratória.

QUARTO

Em leitos clínicos no Hospital João Batista encontram-se quatro idosas internadas, 76 anos, 84 anos e 93 anos, respectivamente. Já no Hospital São Sebastião, em Viçosa, uma idosa de 92 anos está internada em leito clínico.

Todos os idosos e funcionários da ILPI foram vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac, sendo a primeira dose aplicada no dia 21 de janeiro e a segunda dose aplicada no dia 05 de fevereiro desse ano.

Reafirmamos que a instituição seguia e segue todos os protocolos de prevenção e combate ao Coronavírus. O local foi fechado no dia 12 de março de 2020. Visitas presenciais estão suspensas desde então, e os familiares e amigos mantém contato com idosos através de ligações de vídeo. Os funcionários trabalham exclusivamente na ILPI, fazendo o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual, EPI’s, necessários. Aos idosos sempre foi fornecido máscaras de proteção.