A Presidenta do Lar dos Velhinhos, Sheila Luzia Balbino, participou como convidada no dia 06 de maio, de um encontro promovido pelo projeto de extensão PUC no Lar da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais destinado a apoiar  e capacitar as Instituições de Longa Permanência para Idosos, ILPI, em Minas Gerais. Sheila foi convidada para relatar a experiência do Lar dos Velhinhos na prevenção e combate do novo coronavírus.

O Lar dos Velhinhos em Viçosa é uma das poucas ILPI do estado, que até o momento, não registrou casos de contaminação pelo coronavírus entre os idosos atendidos.

Durante o encontro, a Presidenta do Lar dos Velhinhos relatou as estratégias adotadas pela instituição, desde o mês de março de 2020, que garantiram a segurança sanitária do local, impedindo assim, a proliferação do vírus, que se mostrou ainda mais mortal em pessoas idosas. Ela destacou ainda, a importância da criação do Plano de Contingência para Prevenção da Infecção Humana pelo Coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid 19. O documento foi elaborado pelos profissionais do Lar dos Velhinhos e contou com apoio técnico e científico de professores da Universidade Federal de Viçosa e outros profissionais.

A parceria firmada entre o Lar dos Velhinhos e o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Viçosa foi destacada durante a fala de Sheila. Durante todo o ano de 2020, antes da vacinação da Covid-19, todos os funcionários da instituição foram testados a cada 15 dias foi um dos fatores que ajudou a garantir a segurança, sendo assim, podendo evitar uma possível contaminação em massa dos idosos acolhidos.

Outro ponto destacado por ela, foi o comprometido e a responsabilidade dos funcionários da ILPI. A adoção de medidas de segurança e distanciamento social acatados por eles dentro da instituição e, também fora do local de serviço tem garantido, até o momento, a não contaminação de nenhum deles.

Hoje todos os idosos e funcionários encontram-se imunizados contra a COVID-19. A vacinação ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro, deste ano, com o imunizante Coronavac produzido pelo Instituto Butantan em parceria com farmacêutica chinesa Sinovac.

As parcerias firmadas com o poder público, com a Universidade Federal de Viçosa e com o empresariado local foi relembrado por Sheila, como uma das estratégias que apoiou a ILPI no sucesso da prevenção do vírus.

O Lar dos Velhinhos participa do projeto PUC no Lar desde o início desse ano, através de encontros quinzenais, via plataforma Google Meet, com palestras, rodas de conversa e formação no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O PUC no Lar é um projeto de extensão da PUC Minas, através dos cursos de medicina e enfermagem,  e de fisioterapia da instituição.  O intuito do projeto é auxiliar nas ações estratégicas e protocolos práticos de educação em saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O projeto é realizado à distância, já que, neste momento, o contato físico pode expor as pessoas ao risco do contágio.