O ano de 2017 não foi nada fácil economicamente para as instituições filantrópicas, que atuam em Viçosa, principalmente pelo atraso no repasse das subvenções por parte do poder público. Essa situação fez parte da rotina do Lar dos Velhinhos de Viçosa, que abriga, atende e presta diversos cuidados para 40 idosos carentes de toda a região.

Segundo a presidente do Lar, Sheila Luzia Balbino, a instituição não irá fechar o ano no vermelho graças a solidariedade dos empresários e viçosenses, que diariamente realizaram e realizam doações em dinheiro, alimentos e entre outros para a instituição.

O repasse da primeira parcela da subvenção por parte do poder público estadual ocorreu apenas no mês de agosto e outras duas parcelas foram pagas em novembro deste. Ainda devem ser feito o repasse de mais duas parcelas. Já em relação a Subvenção Federal ainda não foi paga nenhuma parcela as instituições filantrópicas da cidade.

Durante os oito primeiros meses do ano em que não foi injetado dinheiro público na instituição o Lar foi mantido apenas com o salário dos idosos e com as doações em dinheiro de viçosenses e empresários.

Todo o alimento oferecido aos idosos foi proveniente de doações, que vieram dos viçosenses que doaram em pequenas quantidades ou de empresários e desconhecidos que destinaram ao lar importantes quantidades de carne, legumes e entre outros alimentos. Permitindo que os idosos tenham a mesa alimentação de qualidade e nos padrões nutricionais definidos pela equipe nutricional da instituição.

Amor e solidariedade são os motores que mantém o Lar dos Velhinhos de portas abertas para acolher idosos e idosas carentes, pois apenas o amor e a solidariedade de cada um que se dispõe a ajudar o Lar, que faz com que os idosos que ali estão abrigados possam viver com dignidade.

A diretoria do lar agradece à Deus pelo acolhimento da população de Viçosa aos projetos desenvolvidos junto aos idosos. Pois o Lar dos Velhinhos de Viçosa é fruto do trabalho de dezenas de pessoas sejam elas colaboradores, voluntárias ou doadores que além do trabalho e das doações trazem amor, carinho e compreensão. Fazendo com que a vida dos idosos seja mais feliz e digna.