Vista da fachada do Lar dos Velhinhos

O Jornal Folha da Mata em sua edição do dia 19 de junho de 2018 destacou o atraso no repasse de subvenções da ordem Municipal e Federal ao Lar dos Velhinhos  por parte do município de Viçosa, que é o responsável pelo repasse anual para esta e outras instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. O semanário destacou:

Nos dias de hoje a dificuldade para fechar as contas acontece devido aos atrasos de repasses de subvenções municipal e federal que ajudam a bancar os serviços.

O Lar dos Velhinhos é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos de alta complexidade, que consiste num conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde.

Em entrevista ao Folha da Mata, Sheila Luzia Balbino, Presidenta da instituição destacou que “para receber os idosos é preciso ter o suporte adequado porque alguns chegam ao lar vítimas de abandono, maus-tratos e com problemas de saúde.”

Em relação as subvenções Sheila destacou que a de responsabilidade do município referente ao ano de 2018 foi divida em parcelas que foram quitadas no mês de março deste ano. Já em relação a subvenção enviada pelo governo federal a mesma não é paga desde 2018.

“A gente corre atrás desses valores porque a nossa folha de gastos com  os idosos é alta, nós temos alguns funcionários para manter também. Para este ano, não temos previsão de quando receberemos.” Afirmou ela em entrevista ao jornal.

Na reportagem, o jornal solicitou a Prefeitura Municipal de Viçosa que esclarecesse o por que de não fazer os repasses a instituição e, por meio de nota, através de sua assessoria de imprensa o executivo municipal disse:

Anualmente uma comissão é formada para definição da lei municipal junto à Câmara de vereadores. O valor estipulado pela lei nº 2686 de 2018 foi de R$ 49.980,20, contudo, devido ao decreto 5.524 do mesmo ano, [no município] foi declarado situação de emergência financeira, por isso, houve dificuldade para o repasse da verba.

Em outro ponto, a prefeitura destacou, que o recurso de direito do Lar dos Velhinhos é administrado pela Secretária Municipal de Assistência Social, podendo ser utilizado em diferentes necessidades do setor.

Devido ao decreto  não é possível repassar esses recursos para as entidades no momento.

Confira a reportagem completa abaixo:

Reportagem onde o semanário destaca dificuldades enfrentadas pelo Lar dos Velhinhos. Reprodução: Folha da Mata